31 de mai. de 2015

Cronologia

Primeiro era o Espírito, todo ele preto, pairando sobre a meia noite. Verbo jovial e místico, empoleirado rebelde reverenciador dos libertinos mortos. Era detalhista dos simbolismos pós qualquer, tolo em meninice, fraco sublimado pela culpa, vomitório de caras paixonites desarticuladas, fanático por tudo que torpe lhe enaltecia o tédio mais fino, mais breve, mais falso. Sulcado pela ânsia venturosa de um desfecho ultra romântico, tencionava o suicídio por qualquer crise de tosse ou consciência; Ofélia boiando em fluído amniótico, um borra botas inveterado, que, embora mórbido e latente o seu intento engordasse, nunca o dera a cabo por nenhuma ação. Qual foi sua surpresa em descobrir-se, supondo que antes não soubera, que já não tinha em si, como prenúncio cru e lógico, as pistas apontando para seu crânio herdeiro de uma insanidade patriarcal, que já não metia nos bolsos seus prospectos encardidos de autopiedade e pretensa confissão. Bêbado arrogante até o talo. O hábito de cometer sandices o acompanhava firme, vivo e irmão. Sussurrava-lhe ao pé do ouvido o que era então, talvez, o zéfiro causador da sua febre e alucinação.
Depois de queimar sacrifícios à própria deformidade, veio o vislumbre da Essência, noiva de si; termo démodé impregnado de profundeza inócua, dado a tudo que precise de um núcleo impalpável, gasto por andar de boca em boca, atendendo a pedidos de quem quer santificar o cerne do que julga ser bom. Aqui e além brandia o sabre da alegoria, não do que era, mas do que poderia ser. Buscava abarcar o mundo e dava no bairro mais óbvio, crendo na predestinação que mais lhe aprazia, pensava ser outro, mas era o Espírito conformado, travestido e enganador, megalomaníaco de bar revirando os olhos e gavetas numa cruzada nova, por motivos turvos, aqueles... 
De tudo que era, logo mais, deu-se no próximo: A Negação. O Nada. Que menos seria? Submerso em toda aquela complexidade bostal, sentia-se satisfeito, sorria-se ao enfeitar de quadros sublimes sua estupidez social, nunca alcançara prazer igual. Arquiteto da inconstância, ali cansou-se de tudo, pôs fim a tudo, derrubando os sustentáculos daquela grande construção - miragem paupérrima, nem servia aos pombos como ninho e proteção.
Hoje, em suma, assume algum controle sobre um corpo irregular e trabalha. Mantem a mania de colecionar papeis amestrados em gavetas raras e velhas, mas o faz por motivos medicinais, assim o diz. Não entra em contato, despreza. É o sumido, duro de peito, boceja para os problemas de família, faz quase tudo por uma ninharia, engole duzias de sapos aos borbotões, nega cigarros a indivíduos suspeitos na estação de trem às 6 da manhã, faz menção de ser rude, mas tem piedade. No entanto, mal sabem, pensa ainda em dividir o maior amor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário